As cascatas de Dunns River ficam perto de Ocho Rios, na costa norte da Jamaica.

São uma atração muito conhecida da região das Caraíbas e recebem anualmente milhares de turistas.

O nome de Ocho Rios veio do espanhol “Las Chorreras” e ao longo do tempo foi reduzido para o nome atual, que significa 8 rios. Mas na realidade apenas existem 4 rios na zona, o Cave, Roaring, Turtle e o Dunns River. Estes rios vão diretamente para o mar das Caraíbas e têm um fluxo contínuo e rápido de água.

Foi na proximidade das cascatas de Dunns River que em 1657 se travou a lendária Batalha de Las Chorreras. Nesta batalha os ingleses derrotaram a força espanhola expedicionária de Cuba, na disputa pela posse da ilha. Uma vez que foram os ingleses que ocuparam a Jamaica nesta altura, foi um inglês o primeiro proprietário das cascatas. Só em 1972 é que o governo da Jamaica as adquiriu e iniciou a construção de um parque.

As cascatas de Dunns River foram palco dos filmes “Cocktail” e “Dr. No” e ainda de um Reality show. São de facto lindíssimas e super conhecidas.

Estendem-se por mais de 183 metros de comprimento e parecem ser escadas gigantes, sendo por isso possível subir a pé, com algum esforço dada a força da água e as pedras serem um pouco escorregadias.

É um desafio que demora cerca de 1 ou 2 horas.

Para quem não queira (ou possa) subir as cascatas a pé há também a possibilidade de subir as escadas que se encontram mesmo ao lado. De ambas as formas o passeio vale muito a pena pois a envolvência é espetacular, com uma exuberante beleza natural. Pode ainda relaxar num dos patamares das cascatas e apreciar a vista para a paradisíaca praia para onde se encaminha a água.

A Jamaica é realmente um país que merece uma visita. Pessoas simpáticas e com uma “boa onda”, clima excelente, paisagens lindíssimas e praias onde apetece mesmo ir, e ir e tornar a ir. Não saia de lá sem ir às cascatas de Dunns River. Eu adorei.

Para ler mais sobre a Jamaica leia também este artigo http://viajarpelahistoria.com/jamaica-reggae-bob-marley/

Pin It on Pinterest

Share This