As 1190 ilhas

A República das Maldivas localiza-se no Oceano Índico, a sudoeste do Sri Lanka e Índia. É um país com 1190 ilhas (200 delas nao habitadas), que se encontram agrupadas em atóis naturais, espalhados numa área de 90.000km2.

O idioma oficial é o Dhivehi, que tem raízes no sânscrito e a capital é Malé.

Todas as ilhas têm pouca vegetação e o pico mais alto tem apenas 2 metros acima do nível do mar. Toda a areia que se vê nas ilhas é de origem coralina.

Atol

Curiosamente a palavra atol tem origem no termo maldiviano “atolu”.

Um atol normalmente forma-se quando os topos de uma ilha de origem vulcânica, que se encontrava rodeada por recife, se afunda no mar. Daqui resulta a formação de um recife em forma de um grande anel, com uma lagoa no seu centro. Todas as ilhas que formam o anel têm por isso areia coralina, proveniente de corais.

Nas lagoas existe uma enorme diversidade biológica de peixes, moluscos, entre outros. É verdadeiramente extraordinário! São locais de água quente, e cor turquesa, com praias que são autênticos postais…

Existem avários atóis espalhados pelo mundo, principalmente na zona dos trópicos e subtrópicos. Os das Maldivas são sempre referidos nas listas dos melhores do mundo.

História

A história destas ilhas começou no século V a.C., com a colonização dos arianos, um povo proveniente da ásia central.

Existem relatos de viajantes que indicam que as Maldivas eram governadas por mulheres no período que antecedeu o contacto com o islão. Foi em 1153 que a religião islâmica foi adotada, substituindo o budismo, e essa situação mudou.

No século XVI as ilhas foram ocupadas pelos portugueses (durante 15 anos) e no século XVIII por um povo o sul da Índia (durante 3 meses e 20 dias). Tirando estas 2 exceções, as ilhas sempre foram independentes, mesmo tendo sido aceite voluntariamente serem um protetorado inglês, no ano de 1887. O sultão governava e os ingleses limitavam-se a interferir nas relações exterior e na defesa.

Já no século XX foi realizado um referendo, em que o sultanato foi abolido e as Maldivas passaram a ser uma república.

É um país realmente paradisíaco com areia dourada e fina e um mar quente com cor turquesa.

Pin It on Pinterest

Share This