O verdejante Valle de Viñales localiza-se na Serra de los Organos, no Parque Nacional de Viñales.

É Património Mundial da Humanidade desde 1999.

Situa-se na província de Pinar del Rio, na área ocidental da ilha de Cuba e ocupa uma área de 132 km2. No Valle de Viñales existem formações rochosas calcárias designados de mogotes (colinas arredondadas que aqui podem chegar aos 300 metros), inúmeras cavernas e rios subterrâneos. O mogote mais conhecido é aquele onde se situa o Mural de La PreHistoria, um enorme fresco do pintor cubano Leovigildo González Morillo (seguidor do famoso Diego Rivera) e que representa a história da evolução, em homenagem aos moradores mais antigos. O Mural tem um comprimento de 120 metros e foi pintado durante 4 anos.

A caverna mais popular é a Cueva del Indio, que foi descoberta em 1920 por um camponês.

No seu interior existem vestígios arqueológicos de culturas pré-colombianas.

Além das formações rochosas existe ainda no Valle de Viñales uma explosão exuberante de verde e imensas plantações de tabaco. Diz-se mesmo que os melhores charutos cubanos vêm desta zona. Aqui a técnica tradicional tem sobrevivido ao longo dos anos.

Para conhecer todo o processo artesanal de plantação, recolha e secagem das folhas de tabaco, nada melhor do que visitar uma das inúmeras quintas que por lá existem. Com sorte ainda pode experimentar um “puro”… Um charuto é chamado de “puro” quando é completamente natural.

Eu visitei uma quinta e fiquei a saber que o tabaco é fermentado numa solução que pode ter ingredientes variados de acordo com o gosto de cada família. Isto faz com que os charutos sejam diferentes uns dos outros.

É ainda de destacar a Vila de Viñales com as suas casas de madeira de estilo colonial.

Quando estive em Cuba visitei este Valle e adorei. A paisagem é lindíssima, simplesmente esmagadora. No Valle encontra-se uma cultura original, de uma enorme beleza natural e importante passado histórico e cultural. Se for a Cuba, não perca.

Sugiro que leia sobre Trinidad http://viajarpelahistoria.com/cidade-colonial-trinidad-cuba/, Havana http://viajarpelahistoria.com/havana-antiga-fortificacoes/ e sobre a música cubana http://viajarpelahistoria.com/musica-cuba/.

Pin It on Pinterest

Share This