O Cristo Redentor localiza-se no coração do Rio de Janeiro, no Morro do Corcovado.

É a imagem brasileira mais conhecida do mundo inteiro. Em 2007 foi eleito uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno.

O Morro do Corcovado é uma montanha com 704 metros de altitude. Encontra-se inserido no Parque Nacional da Tijuca, que alberga uma floresta de 3200 hectares replantada pelo Homem. O reflorestamento deu-se após a área ter sido explorada e desmatada para a extração de madeira e plantação de café.

Para chegar à estátua do Cristo Redentor é possível recorrer à utilização de uma van, de um comboio ou fazer o percurso a pé, por um caminho definido. É um percurso deslumbrante de qualquer das formas, mas o comboio é o mais tradicional.

A linha férrea foi inaugurada pelo rei de Portugal D. Pedro II no ano de 1884 e tem uma extensão de 3824 metros em terreno muito íngreme. Começou por ser utilizada tração a vapor e só depois foram realizadas modificações para energia elétrica. Nesta altura milhares de visitantes iam ver a vista panorâmica da cidade.

Inicialmente a construção de uma estátua pretendia ser uma homenagem à princesa regente do Brasil, mas acabou por não se concretizar. Algum tempo mais tarde, com a intervenção de um grupo católico do Rio de Janeiro surgiram alguns projetos para a estátua do Cristo, tendo ganho a imagem que existe atualmente. A imagem com os braços abertos é considerada um símbolo de paz.

O projeto da estátua foi da responsabilidade do engenheiro Heitor Silva Costa e quem a esculpiu foi Paul Landowski. George Leonida encarregou-se do rosto.

Foi no comboio que durante 4 anos foram levadas as peças da estátua até ao topo do Morro. A 1ª pedra foi lançada em 1922 e demorou cerca de 5 anos a ser construído, tendo sido inaugurado em 1931. O Cristo Redentor tem 38 metros e aproximadamente 1100 toneladas.

Há tantas razões para visitar o Rio de Janeiro.

É mesmo a cidade maravilhosa. O Cristo Redentor, a maior estátua art déco do mundo, é uma delas. Vá ver a estátua e a vista deslumbrante do Morro do Corcovado. Daqui vê-se o Pão de Açucar e as magníficas praias de Ipanema e Copacabana.

Leia também estes 2 artigos que explicam a origem do nome da cidade do Rio de Janeiro e do nome dos cariocas: http://viajarpelahistoria.com/brasil-nome-do-rio-janeiro/ e http://viajarpelahistoria.com/brasil-pessoas-nascem-rio-janeiro-cariocas/. Sobre o Brasil veja também os artigos de Salvador.

Pin It on Pinterest

Share This