O nome oficial da Estátua da Liberdade de Nova Iorque é “A liberdade iluminando o mundo” e os Americanos chamam-na de “Lady Liberty”. Localiza-se numa pequena ilha na entrada do porto de Nova Iorque.

Foi inaugurada a 28 de outubro de 1886 pelo presidente Grover Cleveland, tendo milhares de pessoas assistido à cerimónia.

Pesa 225 toneladas, mede 46,50 metros (92,99 metros com o seu pedestal) e é feita de cobre (provavelmente o cobre veio da Noruega) com estrutura de ferro. É de destacar:

  • O fogo da tocha – representa a liberdade do povo;
  • As 25 janelas na coroa – simbolizam as joias encontradas naquelas terras;
  • Os 7 raios da coroa – simbolizam os 7 continentes e 7 mares do mundo;
  • A tábua que se encontra na mão esquerda segura uma tábua com a inscrição “4 de julho de 1776”. Foi a data da assinatura da Declaração de independência dos EUA;
  • O poema gravado nos pés da estátua – traduz a ansiedade e esperança dos americanos durante a guerra com os ingleses.

A Estátua da Liberdade foi doada pela França.

Para comemorar o centenário da independência dos EUA e simbolizar a amizade entre os 2 países. Foi acordado que o governo americano ficaria com a responsabilidade de execução do pedestal.

O projeto e construção realizou-se por Frédéric Auguste Bartholdi com a assistência de Alexandre-Gustave Eiffel, que também projetou a Torre Eiffel. Foi o próprio Bartholdi que viajou até Nova Iorque para escolher o local para colocar a sua imponente estátua.

A inspiração do rosto da estátua veio da mãe de Bartholdi e o corpo da sua noiva.

Após a construção ter sido concluída em território francês (em 1884, depois de 10 anos em execução), a estátua foi desmontada em 350 peças, embalada em 214 caixas e colocada numa fragata que a transportou até aos EUA. Chegou ao destino um ano depois, em 1885.

No ano seguinte os americanos concluíram a construção do pedestal, tendo finalmente a estátua sido montada.

É um ícone da cidade. Vale mesmo a pena ir lá. Recomendo apanhar o barco gratuito para Staten Island para ter uma bela vista da estátua e de Manhattan.

Pin It on Pinterest

Share This