Palm Springs

O estado da Califórnia localiza-se no extremo oeste dos Estados Unidos da America (EUA) e é um dos maiores e mais populosos. O seu nickname é Golden State (cada um dos estados americanos tem um), dada a descoberta de ouro no rio Sacramento no ano de 1848. Nos meses seguintes milhares de pessoas deslocaram-se até lá com a esperança de se tornarem ricos. Este acontecimento foi um dos que acabou por definir toda a história dos EUA e do próprio estado (foi cedido pelo México aos EUA também no ano de 1848).

Na zona sul da Califórnia, onde predomina o deserto, encontramos um oásis de luxo chamado Palm Springs, que tem já cerca de 2000 anos de história. Localiza-se numa imensa planície quase toda rodeada de montanhas.O seu clima é desértico, existindo sol quase todo o ano e pouca precipitação, o que torna este local muito procurado para visitar e para morar. É uma cidade elegante, com ruas quase sempre retas e com imensas palmeiras. Para sentir o clima de luxo que se vive na cidade, pode ficar alojado numa das maravilhosas villas que por lá existem.

Este oásis, relativamente próximo de Hollywood, é um refúgio perfeito para celebridades, tais como Frank Sinatra, Marilyn Monroe ou Leonardo DiCaprio. Os nomes das ruas adoptaram o nome de muitos desses famosos, existindo por isso ruas como a Frank Sinatra Drive ou a Elvis Honeymoon Hideway. Sim, foi aqui que ele passou a sua lua-de-mel!

Com a descoberta e desenvolvimento de Palm springs, vários arquitetos construiram casas modernas, inspiradas no ambiente de deserto da cidade. Atualmente existem 75 edificações do que é designado de modernismo do deserto. É um deslumbre.

Vale muito a pena visitar este oásis do deserto californiano… Em qualquer altura do ano.

O que fazer

Aerial Tramway e San Jacinto State Park

A principal atração de Palm Springs é o Aerial Tramway, que sobe ao Monte San Jacinto. Este teleférico rotativo permite realizar uma calma viagem de 4 kilómetros que dura cerca de 10 minutos. A paisagem durante o percurso é sublime. O teleférico permite ter uma panorama a 360ºC para Cachoella Valley.

Foi o engenheiro Francis Crocker que em 1935 teve a ideia de construir algo que possibilitasse sair do calor de Palm springs e chegar rapidamente ao clima fresco das montanhas. E assim sendo alguns anos mais tarde (em 1963) e após 26 meses de construção, foi inuagurado o maior teleférico rotativo do mundo.

Mas além da paisagem de tirar o fôlego que podemos contemplar no percurso, e a que existe quando o teleférico nos deixa a 2500 metros de altitude, uma outra forte razão para fazer este percurso é o San Jacinto State Park. Este é um parque com aproximadamente 5700 hectares, 86 km de trilhas, área de merendas, zonas para acampar e vários espaços para atividades de inverno. Neste parque passa um dos mais famosos percursos, o Pacific Crest Trail, que se estende desde a fronteira dos EUA com o México até ao Canadá, paralelamente à costa com o oceano pacífico.

Coachella Valley Preserve

Palm Springs encontra-se inserida no Coachella Valley, sendo a principal cidade desta área protegida que se estende por 72 km. Anualmente ocorre neste vale o Cachoella Valley Music and Arts Festival, um dos mais importantes do mundo.

Das várias atrações deste vale a que se destaca é a Coachella Valley Preserve,a casa de um lagarto único no mundo. A reserva tem mais de 6000 hectares e localiza-se a 27 kilómetros de Palm Springs. Além do pequeno réptil, na reserva existe um magnífico oásis com 1000 palmeiras, várias trilhas para realizar percursos a pé e locais para merendas.

Joshua Tree National Park

A uma distância de 50 minutos de Palm Springs, encontra-se o Joshua Tree National Park. Nesta área desértica existe um cacto designado Joshua, que é praticamente exclusivo deste local e ainda muitos outros tipos de plantas.

O parque tem quase 324000 hectares e abrange dois desertos, sendo possível encontrar uma enorme diversidade de animais e plantas, além da mais conhecida e que lhe dá nome. É um local fantástico para caminhar, fazer escalada, observar pássaros ou andar de bicicleta.

Indians Canyon

Os Indian Canyons são uma região sagrada para os antigos indígenas de Palm Springs, os Índios Cahuilla. Este povo estabeleceu-se neste local com maravilhosas palmeiras e formações rochosas imponentes, água abundante e várias plantas e animais há séculos atrás. Ainda é possível observar as ruínas da sociedade indígena e da sua forma de vida.

Nesta região existem quase 100 kilómetros de trilhas, com diferentes graus de dificuldade, o que possibilita que qualquer visitante possa fazer pelo menos um percurso. A beleza natural e o interesse histórico são boas razões para uma visita.

Art Museum

Palm Springs é conhecido por ser um destino elegante, mais procurado para ter férias de luxo, jogar golf e apanhar sol na piscina quase todo o ano. Mas nesta cidade podemos também encontrar museus fantásticos, dedicados a temas bem diferentes uns dos outros.

O que destaco é o Art Museum, que foi inaugurado em 1938 focado no ambiente do deserto e nos nativos da região. Atualmente dedica-se de igual forma à cultura indígena e à arte contemporânea. Para os amantes de arte é um local imperdível. No Teatro Annenberg que se encontra inserido no edifício decorrem vários espetáculos de música ou teatro.

Mais recentemente abriu o Art Museum Palm Desert, a cerca de 20 km do de Palm Springs.

VillageFest e Palm Canyon Drive

A Palm Canyon Drive é a principal artéria de downtown e onde se localizam inúmeros museus, vários tipos de restaurantes e lojas. É por isso uma boa forma de começar a explorar Palm Springs.

Todas as quintas-feiras à noite é nesta rua que ocorre o VillageFest, um evento que recebe milhares de pessoas. Após Palm Canyon Drive encerrar ao trânsito, são montadas dezenas de bancas de ambos os lados da rua. É vendida comida, peças de artesanato e realizam-se vários tipos de espetáculos de entertenimento nesta magnífica feira de rua.

Edifícios do Modernismo do deserto (House of Tomorrow)

É na cidade de Palm Springs onde se encontra a maior parte da arquitetura e design moderno do meio do século. Cerca de dez arquitetos visionários deram origem ao movimento que é atualmente designado de Modernismo do Deserto. Em 2006 Palm Springs foi nomeada como um destino de turismo cultural para arquitetura e atualmente existem várias organizações dedicadas em exclusivo a esse tema.

Para conhecer melhor este movimento e os edifícios mais importantes, existem passeios que se realizam durante todo o ano.O edifício que se destaca é a House of Tomorrow, construída em 1960 por Robert Alexander para a sua família. Mas o que realmente a tornou famosa foi o facto de Elvis Presley, o rei do Rock and Roll, a ter alugado durante um ano, tempo durante o qual também passou a sua lua-de-mel.

 Walk of stars

No ano de 1992 foi criada em Palm Springs o Walk of Stars, que pretende homenagear as personalidades que viveram na cidade e que de alguma forma tenham contribuido para o seu reconhecimento.

Há estrelas dedicadas a presidentes dos EUA, personalidades mundo do espetáculo e à ação cívica, músicos, entre muitos outros.

Pin It on Pinterest

Share This