O Guincho

A praia do Guincho é uma das mais conhecidas em Portugal.

Encontra-se entre os picos rochosos da Ponta Alta e do Ponta do Abano, mesmo no Parque Natural de Sintra-Cascais, na proximidade de Lisboa. Sente-se um vento quase o ano inteiro, o que faz com que seja perfeita para a prática de desportos radicais.

Ao longo do tempo a praia foi aparecendo em alguns filmes (até um James Bond) e ficando mais aristocrata.

Além da praia é também muito conhecida a estrada do Guincho. São 9 km ao longo da costa, que vão da praia do Guincho à Marina de Cascais, que podemos percorrer de carro, bicicleta ou a pé.

Esta estrada encontra-se sobre falésias, sendo por isso uma zona muito acidentada. A ondulação elevada que se verifica deu origem à formação de grutas ou furnas.

Restaurante

Nos anos 50 existia um restaurante numa estrutura pré-fabricada que se encontrava localizada por cima da Gruta do Cavalo, sobre o mar. Através do restaurante Furnas Lagosteiras, existia acesso à gruta.

As refeições eram servidas no piso térreo e no interior da gruta, sempre que o mar o permitia. Também na gruta existia uma pista de dança e um viveiro de marisco.

No ano de 1981 o restaurante foi adquirido por um casal português. Por impossibilidade imediata de aceitação de um projeto de remodelação do restaurante, apenas nos anos 90 é que foram concretizadas obras de remodelação de fundo.

Passado alguns anos o nome passou para Furnas do Guincho. Hoje em dia é um dos restaurantes mais famosos de Cascais. O menu encontra-se em 8 línguas diferentes, o que torna claro que realmente há pessoas de vários cantos do mundo.

Tem muito espaço interior com enormes áreas envidraçadas, o que possibilita ter excelentes vistas para o mar. A esplanada exterior é sobranceira ao mar, dando-nos a sensação de estarmos num barco.

O chef português que está no restaurante há mais de 20 anos, prepara (com a sua equipa) excelentes pratos de peixe e marisco. De acordo com informações da proprietária do restaurante, o prato mais vezes pedido é o peixe ao sal.

Já aqui estive algumas vezes a almoçar e adorei. A vista é perfeita e a comida não podia ser melhor. Tive curiosidade em saber da sua história. Os proprietários receberam-me com imensa simpatia, dando-me algumas informações. Agradeço a disponibilidade e por terem falado da história do restaurante Furnas do Guinho.

Pin It on Pinterest

Share This