O Grande Canal é o maior e mais importante canal de Veneza.

Atravessa a maior parte da cidade, fazendo uma dupla curva, indo desde a estação de comboios até à proximidade da Praça de São Marcos. É a principal via de circulação da cidade, existindo sempre vaporettos a circular. Tem cerca de 4 km de extensão, entre 30 e 70 metros de largura e uma profundidade média de 5 metros.

Quem for a Veneza tem mesmo de passar neste canal, de vaporetto e/ou de gôndola. De ambos os lados das margens existem belissimos palácios construídos ao longo de vários anos. Aqui encontramos vários hóteis, igrejas, palácios, o casino e ainda museus e galerias. É um passeio na história desta magnífica cidade.

Existem 4 pontes que passam por cima do Grande Canal, sendo a mais antiga e famosa a de Rialto. O bairro onde a ponte fica inserida é o mais antigo da cidade de Veneza.

Vamos então conhecer a sua história.

A Ponte de Rialto foi a primeira ponte a ser construída sobre o Grande Canal. Tudo começou em 1181 com a construção de uma ponte flutuante. Ao longo dos anos foi aumentando a circulação de barcos e a ponte existente foi substituída por uma de madeira. Esta ponte podia ser elevada para que as embarcações pudessem passar.

No século XIV a ponte foi parcialmente destruída por um incêndio e no século seguinte caiu totalmente com o peso da multidão que assistia a um espetáculo. Foi reconstruída e voltou a cair…

Assim sendo, em 1505 começou a surgir a ideia de reconstruir a Ponte de Rialto, utilizando pedra desta vez. Foram pedidos vários projetos, tendo ganho o desenho realizado por Antonio da Ponte, tio do arquiteto responsável pela execução da Ponte dos Suspiros.

O projeto de Antonio da Ponte baseou-se no desenho da ponte antiga, de madeira. São duas rampas inclinadas que se cruzam num pórtico central, existindo de ambos os lados das rampas vários espaços destinados ao comércio. Este desenho foi considerado audaz para a época.

A ponte foi construída entre os anos de 1588 e 1591 e mantem-se ainda atualmente. É um verdadeiro ícone na bela Veneza.

Logo junto à ponte pode encontrar o Mercado de Rialto. É um excelente local para conhecer a história da cidade e da sua gastronomia. Perca-se por aqui. Vá ao mercado e siga até à Ponte. Lá de cima observe o movimento de barcos no Grande Canal. Percorra também o Grande canal para ter outra perspetiva da ponte. Vai adorar!

Pin It on Pinterest

Share This