O emirado do Dubai é o mais populoso dos Emirados Árabes Unidos (EAU) e o 2º maior em área. Na capital, que também se chama Dubai, existem vários megaprojetos, sendo um deles as magníficas Palm Islands.

Estas três ilhas artificiais são em forma de palmeira, o que explica o seu nome. Estão circundadas por uma barreira em forma de crescente (meia lua), que diminui o efeito das ondas. Localizam-se ao largo da costa dos EAU, no Golfo Pérsico e são um magnífico projeto de engenharia. São consideradas a 8ª Maravilha do Mundo.

As Palm islands existem por iniciativa do Sheik Mohammed bin Rashid al Maktoumdo, que procurou aumentar a extensão de praia disponível para o cada vez maior número de turistas.

A concretização deste sonho teve início em 2001. O projeto ficou a cargo da empresa NAKHELL e o seu desenvolvimento a cargo da empresa belga Jan De Nul e da holandesa Van Oord.

Palm Jumeirah

Esta foi a primeira ilha a ser construída. Apesar de ser a mais pequena das 3 palmeiras, pode ser vista do espaço. Tem 5 km de comprimento e 5,5 km de largura e aumentou a extensão da costa do Dubai em 56 km.

Na sua construção foi utilizada apenas pedra e areia. Uma vez que a areia do deserto é muito fina, teve de ser utiizada areia que se encontrava no fundo do mar. Esta areia foi retirada deste local e depositada nos locais pretendidos através de um jato.

Foram colocadas pedras sobre a areia e desta forma, gradualmente foi surgindo a ilha em formato de palmeira.

Nesta palmeira encontramos o tronco, 17 ramos e uma barreira em forma de crescente que a envolve e protege. Este quebra-mar encontra-se ligado ao tronco principal através de um túnel submerso. Existem várias aberturas que possibilitam a renovação da água. De outra forma, a água que se encontra no interior da palmeira ficaria estagnada.

O tronco tem 2 km e possui uma avenida principal com grandes edifícios residênciais, hóteis e shoppings. Nos ramos existem várias moradias de luxo com as respetivas praias privadas. Na barreira localizam-se vários hóteis, sendo o mais famoso o resort Atlantis the Palm.

Este resort encontra-se alinhado com o tronco da palmeira, na zona central da barreira. É um complexo que ocupa uma imensa área e que tem 1500 quartos, 20 restaurantes, várias lojas, uma praia particular, o Aquaventure, o Aquário The Lost Chambers e a Dolphin Bay, entre outras atrações.

Palm Jebel Ali

A construção desta ilha começou em 2002, no ano seguinte ao início da Palm Jumeirah. Tem 7 km de comprimento e 7,5 km de largura.

Possui também um tronco, ramos e uma barreira. Irão existir zonas residenciais, de lazer e hóteis.

Mas esta ilha tem uma particularidade. Entre a palmeira e a barreira encontra-se escrito na água um poema em árabe. São várias casas na água dispostas de forma a construir o poema.

A autoria é do Sheik Mohammed bin Rashid al Maktoumdo, que teve a ideia de criar as Palm Islands. Em português o poema diz:

“Tome a sabedoria dos sábios

É preciso um homem de visão para escrever sobre a água

Nem todo o mundo que monta um cavalo é um jóquei

Grandes homens sobem para desafios maiores”.

Palm Deira

Esta será a maior das 3 ilhas. Vai ter 14 km de comprimento e 8,5 km de largura. Encontra-se ainda em fase de construção.

Quando estiver concluída vai ser a maior ilha artificial do mundo.

Estas ilhas em formato de palmeira são realmente um maravilha da engenharia. Muito interessante ver o Dubai a partir de lá.

Pin It on Pinterest

Share This