Cabo Verde é um arquipélago com 10 ilhas de origem vulcânica (e 8 ilhéus), que se localiza no oceano Atlântico. Juntamente com os arquipélagos da Madeira e Ilhas Selvagens formam a região da Macaronésia, que significa “ilhas afortunadas”.

Em 1444 os portugueses chegaram ao Cabo Verde, que é o ponto mais ocidental de África continental. É na península do Cabo Verde que se encontra atualmente Dakar, a capital do Senegal.

Alguns anos mais tarde, navegadores (há muita discussão acerca de quais terão sido) avistaram terra a cerca de 450 km do Cabo Verde, Senegal. As primeiras ilhas a serem descobertas foram Boavista, Santiago, Maio e Sal, tendo as restantes sido apenas nos anos seguintes.

Uma vez que as ilhas se encontram perto do Cabo Verde do Senegal, deram-lhes exatamente o mesmo nome.

A primeira cidade a ser erguida pelos portugueses foi Ribeira Grande de Santiago, atualmente Cidade Velha. Foi a primeira capital de Cabo Verde.

Já estive em Cabo Verde 3 vezes, 2 vezes no Sal e uma na Boavista.

Gosto muito do ambiente descontraído e amigável que se vive por lá. A morna ajuda, e muito… A comida é boa, o mar e a areia têm uma cor linda (então a praia de Chaves na Boavista….) e os cabo-verdianos são super simpáticos. Quero voltar e conhecer o resto das ilhas.

Neste artigo abordo a origem do nome de Cabo Verde. Em breve falarei das ilhas que já conheço e do que vi por lá.

Pin It on Pinterest

Share This