A cidade de Nova Iorque é conhecida por Big Apple.

Significa a Grande Maça. A designação apareceu pela primeira vez, numa crítica feita à distribuição de riqueza nos EUA.

Em 1909 o escritor Edward S. Martin publicou o livro “The Wayfarer in New York”. Em português, “O Viajante em Nova Iorque”. Na introdução desta obra o autor indica o seguinte:

“New York is merely one of the fruits of the great tree whose roots go down in the Missisipi Valley, and whose branches spread from one ocean to the other, but the tree has no great degree of affection f­or its fruit. It inclines to think that the big apple gets a disproportionate share of the national sap.”

É indicado na obra que Nova Iorque é apenas um dos frutos de uma grande árvore e esta cidade receberia uma parte desproporcional da seiva nacional, referindo-se à riqueza nacional do país.

No início dos anos 20 a palavra apple era utilizada como referência ao prémio que se ganhava nas corridas de cavalos, uma vez que estes adoram maças. As corridas que eram realizadas em Nova Iorque eram conhecidas como Big apple, pois aqui os prémios envolviam mais dinheiro.

O jornalista John J. Fitz Gerald deu então o nome à coluna de desporto que tinha no jornal New York Morning Telegraph o nome de “Around the Big Apple”, ao redor da grande maça. Referiu nesta coluna que só havia uma Big Apple e que ela era Nova Iorque. O local onde o jornalista viveu foi batizado de Big Apple Corner.

É a esquina da rua 54 com a Brodway.

Alguns anos mais tarde músicos de jazz adotaram também a expressão para se referirem a Nova Iorque. Existia um famoso ditado que dizia: “There are many apples on the tree, but only one Big Apple”. Há muitas maças na árvore, mas somente uma grande maça. Todos os músicos pretendiam alcançar sucesso no Harlem, a capital mundial do jazz. O Harlem é um bairro na zona norte da ilha de Manhattan. Para conhecer um pouco esta ilha veja aqui .

Mais recentemente, em 1971, o governo de Nova Iorque lançou uma campanha para incentivar o turismo. Nessa altura foi utilizada uma maça vermelha como representação da cidade e adotada a expressão Big Apple, para evocar uma imagem agradável.

Desde então, Nova Iorque é conhecida como Big Apple.

Pin It on Pinterest

Share This