Follow my blog with Bloglovin

O Palácio do Vento encontra-se localizado na cidade de Jaipur.

É a capital e principal cidade do estado do Rajastão. O Palácio do Vento é o mais famoso símbolo da capital do Rajastão e um exemplo importante da arquitetura Rajput.

A primeira impressão que se tem ao ver o Palácio é de ser algo massivo, mas vendo um pouco melhor percebe-se que é um edifício bastante elaborado. É uma extensão do Palácio da Cidade, especificamente dos compartimentos femininos e tem uma arquitetura bastante peculiar, com 953 janelas rendilhadas. De perto consegue-se ver a complexa grelha de mármore em cada janela. 

A existência de tantas janelas possibilita que haja um inteligente sistema de refrigeração no interior do edifício, com um constante fluxo de ar nas divisões interiores. É muito útil especialmente nos quentes meses de verão. Foram efetuadas renovações e numa delas foram colocadas janelas através das aberturas que se vêm do exterior. Agora já não há brisa interior…

O Palácio do Vento tem 5 andares e as suas paredes não ultrapassam 20 cm de espessura.

A sua estrutura piramidal deverá encontrar-se relacionado com a coroa do Deus Krishna e/ou a cauda de um pavão, símbolo de realeza e poder.

Foi mandado construir pelo marajá Sawai Pratap Singh e desenhado pelo arquiteto Lal Chand Usta, em 1799. O objetivo do edifício era possibilitar às mulheres do harém que observassem a movimentação das ruas sem que fossem observadas. Na altura não era autorizado que as damas da corte aparecessem em público ou à frente de estranhos. Dada a localização das janelas o que conseguiam ver era o mercado principal da cidade e a sua avenida central.

Mais tarde, em 1876 as paredes exteriores do Palácio foram pintadas com uma tinta que lhes dá uma cor rosa.

Gostei muito de ver este Palácio. O design é único  e é algo que se destaca do resto da cidade. Relativamente a Jaipur e aos restantes monumentos que vi por lá, falarei noutros artigos.

Mas adianto desde já que Jaipur é conhecida como a “Cidade Rosa”.

Pin It on Pinterest

Share This