Portugal situa-se no extremo sudoeste da Europa e faz fronteira com Espanha e o Oceano Atlântico.

Do território português também fazem parte os arquipélagos da Madeira e dos Açores. Podemos começar a falar da história deste país com a ocupação de Roma dos territórios no Leste de Espanha que teve uma resistência feroz de uma tribo celtibera, os Lusitanos. Mesmo após a derrota desta tribo, o seu nome foi preservado na Lusitânia, que era um território que englobava o que hoje é Portugal.

Mais tarde, deu-se a invasão dos muçulmanos e a península ibérica esteve controlada pelos mouros durante 300 anos. A reconquista cristã demorou algum tempo, o que permitiu que o sul de Portugal estivesse ocupado pelos mouros cerca de 500 anos.

Durante a reconquista surgiu um pequeno condado do Reino de Leão e Castela centrado no Douro.

Chamava-se Portucale.

Este tornou-se independente quando D. Afonso Henriques derrotou os mouros em Ourique, em 1139. E assim começou Portugal.

A reconquista cristã foi avançando para sul até que em 1249 ficou completa quando D. Afonso III tomou Faro, no Algarve. Já com a posição de Portugal fortalecida, iníciou-se o período de conquista e exploração marítima por África, Oriente e Brasil. O comércio realizado nestes países originou grandes riquezas e Portugal transformou-se numa superpotência mercantil.

Após este período é de salientar o domínio espanhol durante alguns anos, a existência do ministro Marquês de Pombal que reformou o governo, o comércio e a educação. Teve uma intervenção de destaque no terramoto de 1755 que ocorreu em Lisboa. Falarei melhor num outro artigo.

Destaca-se também uma guerra civil entre os absolutistas e os liberais, a revolta republicana que levou D. Manuel II a exilar-se em Gibraltar (depois Londres) e o golpe militar que abriu caminho para o Estado Novo e o opressivo regime de Salazar. O doloroso regresso à democracia deu-se no dia 25 de abril de 1974 em que oficiais insatisfeitos com as guerras coloniais em África libertaram Portugal de décadas de isolamento.

Estes são alguns pontos sobre a história deste magnífico país, onde nasci e adoro morar. Perceber a sua história ajuda a entender o que se vê quando se passeia por esta terra. A única do mundo onde existe a palavra “saudade”, sabia?

Acompanhe os próximos artigos e fique a conhecer um pouco melhor Portugal.

Pin It on Pinterest

Share This