Neste artigo vou abordar alguns aspetos relativos à organização política, à geografia e aos idiomas existentes na República da Índia.

Organização política: A Índia é organizada como uma união de estados: são 29 áreas designadas de estados, que têm o seu próprio governo e 7 territórios administrados diretamente pelo governo federal. Foram as fronteiras culturais e linguísticas dos habitantes que ajudaram a traçar as subdivisões existentes dentro do país.

Geografia: O país encontra-se localizado no centro-sul da Ásia e é um dos mais populosos do mundo. Possui uma grande diversidade paisagística, que varia entre a planície do Indo e Ganges no sopé dos Himalaias, o deserto de Thar na parte ocidental do país e o vasto planalto de Decão, limitado por 3 cordilheiras.

Dada a diferente vegetação existente, e também pela existência de monções, o clima é bastante variado. Existem bosques secos tropicais, bosques tropicais húmidos e desertos. O primeiro tipo, os bosques secos tropicais, são os que existem de forma predominante.

Os 3 principais rios da Índia são o Ganges, considerado sagrado pela população hindu, o Brahmaputra, seu afluente e o rio Indo.

Idiomas: O hindi é a língua oficial e o inglês amplamente falado a nível nacional, existindo outros 22 idiomas reconhecidos oficialmente a nível dos estados. Para além disso, existem ainda 400 outros idiomas e dialetos de 2 famílias linguísticas. São as famílias linguísticas indo-ariana e dravídica.

As línguas dravídicas, como o tamil ou o malaiao, são faladas principalmente no sul da Índia. Quanto às línguas indo-arianas, das quais o sânscrito é uma subdivisão, são faladas na parte central e setentrional. Esta língua, o sânscrito, influenciou praticamente todos os idiomas ocidentais.

Destaco ainda que uma das línguas populares na Índia é o português.

A Índia foi sem qualquer dúvida a viagem da minha vida. Foi uma experiência mística e super fascinante. Irei escrever alguns artigos sobre ela, nomeadamente sobre a religião e as castas e também sobre os locais por onde andei.

Passei lá algum tempo em 2009 com uma grande amiga. Estivemos na capital e também em Jaipur, Jodhpur, Agra, Varanasi e Sarnath.

Pin It on Pinterest

Share This