A Praça Vermelha de Moscovo é um local famoso, considerado como central da Rússia (deste local partem várias vias principais) e separa a cidadela Real (conhecida como kremlin) do bairro histórico Kitay-gorod, uma das zonas mais antigas de Moscovo.

Kremlin significa fortaleza ou forte e era uma construção militar que tinha o objetivo de proteger contra os invasores. Algumas cidades, incluindo Moscovo, surgiram à volta de um kremlin. Atualmente encontra-se no kremlin de Moscovo (que ocupa cerca de 30 hectares) a residência oficial do Presidente da Rússia, além de outros vários palácios e igrejas.

O nome da Praça Vermelha de Moscovo surgiu de uma palavra russa que pode significar “vermelho” ou “bonito”.

Inicialmente a palavra foi utilizada com o sentido de “bonito” referindo-se à Catedral de São Basílio, mas ao longo do tempo foi transferida para toda a praça.

O nome vermelho não se encontra portanto relacionado com a cor das construções ou muros, ou com o comunismo.

A Catedral de São Basílio encontra-se localizada na Praça Vermelha e foi construída para celebrar a vitória da reconquista de 2 cidades que se encontravam sob o domínio tártaro-mongol. O desenho deste edifício simboliza uma fogueira com as chamas em direção ao céu.

Era na Praça Vermelha que decorriam os desfiles militares soviéticos durante a era da União Soviética.

Este tema foi sugerido pelo Rui Rodrigues. Obrigada!

Pin It on Pinterest

Share This