A cidade de Buenos Aires encontra-se dividida em 48 bairros. É uma cidade enorme. Neste artigo vou falar sobre Puerto Madero, o mais novo bairro da cidade e um dos mais elegantes. Irei falar da sua história e do que tem para oferecer atualmente.

Buenos Aires é banhada pelo Rio da Prata. Na verdade chama-se desta forma mas é um estuário, o maior do mundo. É aqui que os rios Paraná e Uruguay desaguam no Oceano Atlântico.

A proximidade à costa fez com que o comércio tivesse sido bastante importante na economia da capital argentina. Mas antigamente não era fácil a mercadoria chegar a terra. Junto à costa as águas eram pouco profundas e por isso os navios não se conseguiam aproximar de Buenos Aires.

Os navios paravam longe da costa e os passageiros e mercadorias tinham de ser transferidos para outras embarcações mais pequenas que conseguissem chegar a terra.

Até que no ano de 1882 o governo solictou ajuda ao engenheiro Eduardo Madero, para que este problema fosse solucionado. Mas o projeto realizado não durou muito tempo, devido ap aparecimento de grandes navios de carga e o Puerto Madero ficou abandonado por muitos anos.

Algum tempo mais tarde o engenheiro Luis Huergo propôs a criação de outro porto. Este fica na proximidade de Puerto Madero e é o que vemos hoje.

Quanto a Puerto Madero, foi só no recente ano de 1989 que o governo argentino resolveu iniciar o processo de reabilitzação. Hoje em dia este bairro podemos encontrar bares, restaurantes, uma universidade, hóteis, museus, um casino e várias empresas.

Puente de la Mujer

As ruas deste bairro têm nomes de mulheres famosas em várias áreas: Juana Manso, Olga Cossentini ou Marta Lynch, por exemplo. A ponte que lá existe foi projetada por Santiago Calatrava e tem o nome de Puentede la Mujer. Consegue girar 90º para os navios conseguirem passar.

Navio e Museo Fragata Sarmiento

Foi construído em Inglaterra e foi o primeiro barco-escola da Armada argentina. Fez 37 viagens de instrução à volta do mundo. O seu nome é uma homenagem ao presidente argentino Domingo Sarmiento, que fundou a Escuela Naval Militar.

Fonte das Nereidas

Esta estátua é a mais importante obra da escultora argentina Lola Mora e fo inaugurada no ano de 1903. É de mármore branco e retrata o Nascimento de Vénus. Na época em que foi concebida foi bastante controversa uma vez que a deusa está nua.

Reserva ecologica Costanera Sur

A Reserva ecologica tem 350 hectares é banhado pelo Rio de la plata. É o maior espaço verde da cidade de Buenos Aires. Durante os anos em que Puerto Madero esteve abandonado, a natureza foi gradualmente conquistando o espaço que era ocupado pelos escombros que tinham sido ali colocados para ganhar terreno ao rio.

Esta área é hoje em dia um dos locais preferidos pelos habitantes para andar, correr, andar de bicicleta. Também vi algumas pessoas dedicadas a observar aves e outros animais.

Puerto Madero é uma zona muito bonita, moderna e sifisticada. É um local perfeito para passear junto à água e parar num dos restaurantes que existem por lá.

Numa visita a Buenos Aires recomendo ir 🙂

 

Pin It on Pinterest

Share This