As Caraíbas são uma região da América Central formada pelo Mar das Caraíbas e mais de 7000 ilhas.

Foi Cristovão Colombo quem descobriu estas ilhas quando pretendia alcançar a Ásia, por uma rota ocidental. Em 1492 chegou às Bahamas e mais tarde a outras ilhas como Jamaica, Porto Rico ou Granada. Chamou de Índias Ocidentais às ilhas que descobriu, sendo que hoje em dia essa designação não é muito utilizada.

As ilhas são mais vulgarmente conhecidas por Caraíbas, uma vez que na altura em que Colombo chegou, encontrou índios Caribe.

As ilhas estiveram mais de 400 anos sob o domínio de vários países europeus e só nos anos 50 e 60 é que algumas delas obtiveram a sua independência. Algumas ilhas ainda pertencem a países europeus, como as Caimão e Turks e Caicos que são inglesas.

Uma vez que as ilhas tiveram influência de diferentes países, verifica-se uma grande diversidade de estilos arquitetónicos, dos idiomas que são falados ou da música que é ouvida. É sem dúvida, uma região culturalmente muito rica.

Nas Caraíbas encontram-se os seguintes territórios:

  • Comunidade das Bahamas: país com mais de 3000 ilhas, cayos e ilhéus;
  • Ilhas Caimão: são 3 ilhas no total, com o nome de Grande Caimão, Pequena Caimão e Caimão Brac;
  • Turks & Caicos: território com 40 ilhas;
  • Grandes Antilhas: denominação dada ao conjunto das ilhas de Cuba, Jamaica, Porto Rico, República Dominicana e Haiti;
  • Pequenas Antilhas ou Antilhas Menores (origem vulcânica): são uma longa cadeia de ilhas e algumas delas são Curaçau, Antígua & Barbuda, Ilhas Virgens Britânicas, St. Vicent & Grenadine e Trininad & Tobago.

O turismo tem um peso muito importante na região.

Aqui encontram-se praias paradisíacas com água cristalina e quente e areia fina e dourada…

Eu já conheci algumas das ilhas das Caraíbas e adorei o que vi. Estive nas Bahamas, Cuba, Jamaica e passei umas horas nas Ilhas Caimão. São culturas diferentes e todas bastante interessantes. E as praias… um paraíso mesmo. Quero muito conhecer as outras ilhas!

Ao longo deste mês de agosto vou falar de algumas coisas que vi por esta região.

Pin It on Pinterest

Share This