A Sicília é uma ilha italiana, um pouco distinta do resto do país. É um local fascinante, com uma história riquissima.

Localização e províncias

A ilha encontra-se localizada no Mar Mediterrâneo, separada da parte continental italiana pelo estreito de Messina. O estreito tem 32 km de comprimento e largura entre 1,5 e 3,3 km. Existem barcos que fazem a travessia entre a ilha e a Itália continental.

É uma região autónoma com 9 províncias, sendo elas Agrigento, Caltanissetta, Catania, Enna, Trapani, Messina, Ragusa, Siracusa e Palermo. A capital tem o mesmo nome da província onde se encontra, Palermo. Além de italiano fala-se também siciliano…. Esta língua ao longo dos anos teve influência grega, latina, árabe, normanda, provençal, alemã, francesa, aragonesa, catalã e castelhana….

História

Tudo começou há uns séculos atrás com um povo de nome Sicanos que habitava a ilha. Foram eles que deram o nome à ilha. Mais tarde, além dos Sicanos passaram também pela ilha os Siculos e os Élimos.

No século VIII a.C. chegaram os gregos, que fundaram Siracusa. Há quem diga que esta é a mais bela cidade que foi fundada por este povo. Ela foi uma das cidades mais importantes entre os séculos V e III a.C para a Magna Grécia. O porto que existe nesta cidade foi determinante na obtenção de poder e riqueza. Um exemplo do que ficou da época grega é o fantástico Vale dos Templos de Agrigento.

Os romanos chegaram e tomaram o controle da ilha, tendo-se a Sicília tornado uma província romana. No decorrer do cerco a Siracusa, o famoso matemático Arquimedes foi morto por um soldado romano, apesar de existirem ordens para que não o ferissem… Hoje em dia é possível visitar o Museu de Arquimedes no centro de Siracusa.

Alguns séculos mais tarde chegaram os Vândalos, os Ostrogodos, os Bizantinos, os muçulmanos e os Normandos. Cada povo expulsou quem encontrou na ilha. No decorrer do domínio árabe Palermo foi uma das maiores cidades do mundo.

A Sicília fez ainda parte do Reino das 2 Sicílias e foi governada pelos franceses Bourbons. No ano de 1860 foi obtida a indepêndencia e foi finalmente integrada na Itália unificada.

São muitos anos de uma história com vários povos diferentes e respetivas influências culturais. Mas a história e os 7 locais património da UNESCO são apenas uma das coisas interessantes da Sicília. A comida, os sicilianos e o seu ritmo de vida, o mar e o clima são outros motivos pelos quais deve dar um passeio por esta ilha.

Eu já estive nesta ilha e adorei, em especial Siracusa. Na minha opinião é o melhor da Sicília. São as ruas, o passeio à beira mar, todo o ambiente que por lá se vive… Mas esta cidade é uma outra história 🙂

Pin It on Pinterest

Share This