A Serra da Estrela é uma cadeia montanhosa que se localiza no centro interior de Portugal.

É onde se encontra o 2º pico mais alto do país, a Torre com 1993 metros. O mais alto é a montanha do Pico na ilha dos Açores com o mesmo nome. Tem 2351 metros.

É uma região integrada no Parque Natural da Serra da Estrela. Ocupa 21 concelhos, pertencendo a maioria à Guarda e os restantes a Castelo Branco.

Muito interessante para visitar são os castelos e aldeias históricas existentes. Encontram-se no alto da serra e estão alinhados com a fronteira (com Espanha). Antigamente eram locais de defesa e vigia.

Destaco Sortelha, uma das mais belas, antigas e bem preservadas aldeias históricas portuguesas.

Nesta aldeia as casas em granito erguem-se imponentes, sobre um impressionante conjunto rochoso. O difícil acesso da povoação era muito importante para a defesa dos ataques inimigos.

Começou por ser uma povoação castreja e seguidamente foi ocupada pelos romanos, visigodos e muçulmanos, antes de ser tomada pelos cristãos. A antiga povoação foi fundada na época medieval e o espaço surgiu como necessidade defensiva. Ao longo do tempo a função inicial foi desaparecendo e a população começou a instalar-se fora do castelo, numa zona menos acidentada.

Sortelha sofreu alterações mas ainda hoje é um espaço urbano com traça medieval. Numa visita é possível recuar no tempo, até séculos passados. É muito interessante ver o Castelo, Monumento Nacional construído por D. Sancho I. No seu interior pode-se ver a Torre de Menagem e a Cisterna, responsável pelo abastecimento da água.

A muralha que envolve Sortelha tem várias aberturas para o exterior, a Porta da Vila (a principal), a Nova, a Falsa, a do Castelo e a da Traição. No interior da muralha encontram-se os Passos da Via Sacra, a Igreja Matriz e alguns edifícios como a casa do Governador, a dos Falcões e a casa árabe.

De entre os edifícios do interior da muralha chamo a atenção para a antiga residência paroquial, uma vez que é um dos melhores da povoação. Fica na Rua Direita.

Já no exterior da muralha é também possível visitar o antigo Hospital da Misericórdia, a Igreja da Misericórdia e o penedo com formato bizarro chamado ”Cabeça da velha”. Parece mesmo um rosto envelhecido.

Entre a Porta Nova e a zona onde se encontra o antigo Hospital da Misericórdia encontra-se um troço e calçada medieval, com cerca de 30 metros de extensão.

Termino este artigo com uma curiosidade.

O nome de Sortelha vem do castelhano “sortija” que é um antigo jogo de cavaleiros, em que se tinha de colocar a lança no interior de um anel. No brasão da povoação ainda hoje é possíve ver esse anel.

Por último sugiro continuar a percorrer tempos passados e seguir até Castelo Mendo ou Belmonte. Todas estas aldeias são lindíssimas e têm imensa história. E não esquecer do Parque Natural da Serra da Estrela.

Vá explorar!

Pin It on Pinterest

Share This